Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Volta da Cabocla encerra comemorações da Independência


A data mais importante do calendário cívico da Cidade da Bahia, o 2 de Julho da Independência, encerra oficialmente nesta sexta feira, dia 5, a partir das 18h30. É quando os simbólicos carros do Caboclo e da Cabocla voltam para a Lapinha, em cortejo acelerado, ao som de músicas como "Tumba ê caboclo / tumba lá e cá" e outras já tradicionais do evento comemorativo.


A tradicional e pouco conhecida "Volta da Cabocla", que a cada ano atrai mais gente, faz o caminho inverso (Campo Grande para Lapinha) e devolve os representantes do povo baiano ao pavilhão que os preserva. Se a ida é concorrida, disputada por políticos, militantes e malucos, a volta sempre se passou de forma mais discreta, como que apenas para iniciados.


Não há consenso entre os historiadores sobre quando o retorno dos Caboclos passou a ser no dia 5. Inicialmente não havia data certa e eles ficavam no Campo Grande por cerca de uma semana. Já sobre a velocidade do cortejo, que sai num pique constante, diz-se que tudo começou por causa de uma pancada de chuva que caiu repentinamente e obrigou a turma a apertar o passo.