• Cidade da Bahia

Treva fica em cartaz até 21 de agosto no Vila Velha


Estreia nesta segunda feira, 5 de agosto, e prossegue até 21 de agosto, de segundas a quartas, no Teatro Vila Velha, a peça “Treva, ou Os princípios da higiene funcional”. Sempre a partir das 20h, a peça é escrita, dirigida por mulheres. Ela aborda os manicômios, a doença mental, as restrições e aprisionamentos.


Terceira montagem do Projeto 3 e Pronto, apresenta mais um texto de dramaturgia contemporânea, marca desta edição de 2019. Treva parte de uma narrativa que se contrapõe, como reflexão, às estruturas de poder do discurso ocidental sobre a racionalidade, equilíbrio e sanidade, numa sociedade já profundamente enferma e obcecada pela eficiência.


Quem dirige o texto da portuguesa Sabrina D. Marques é a baiana Paula Lice e quatro atrizes se revezam no papel da única personagem da peça: Amanda Lima, Clara Romariz, Lisa Vietra e Mônica Santana.


Em enfrentamento a uma ditadura da perfeição, o texto de Sabrina aponta para “as violências por que passam pessoas com algum tipo de diagnóstico psíquico ou psiquiátrico, tanto no âmbito familiar, quanto do sistema médico”, comenta Paula Lice, acrescentando que o desenho do texto propõe uma reflexão “sobre a eficiência compulsória, como uma demanda social central, que desloca as pessoas que não se encaixam”.


A centralidade do texto determinou um desenho de cena que “valoriza o que é dito, centra na atuação sua força e pede da plateia escuta. Não serei eu a silenciar também essa voz que padece. Minhas ideias giram em torno, inclusive, de como tornar amplamente visível e audível essa poesia” argumenta a diretora. Ainda sobre a montagem, Paula explica que, por estar trabalhando com quatro atrizes que revezam as personas e dão voz e corpo a uma poesia sofrida, “desenvolvi estratégias usando elementos musicais, vozes dissonantes, como possibilidades de explorar a potência dos tons e entonações”, revela.


Como nas duas montagens anteriores desta edição 2019 do projeto, o cenário é concebido por Zuarte Jr. e o figurino, por Rino Carvalho. No palco do Cabaré, as atrizes Amanda Lima, Clara Romariz, Luisa Vietra e Mônica Santana. A assistência de Direção é de Rodrigo Lélis. Ingressos a R$30 e R$ 15.


O primeiro espetáculo da edição 2019 do projeto 3 & Pronto foi “Storni - Quiroga, o Mar e a Selva Apaixonaram-se”, com texto de Ricardo Cabaça e direção de Hebe Alves. O segundo foi “Pela Água”, com direção de Fernanda Paquelet para o texto de Tiago Correia.

*Foto de Ananda Brasileiro

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com