• Cidade da Bahia

Terceiro viaduto das obras do BRT é entregue



Quem passa pela Avenida ACM, no trecho entre a concessionária Baviera e o supermercado Sam’s Club, já pode utilizar o terceiro elevado, que dará maior fluidez ao tráfego da região. O equipamento foi entregue nesta quarta-feira, 8 de abril, pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e titular de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do secretário de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, e faz parte das obras de instalação do Bus Rapid Transit (BRT).


Este elevado possui 560 metros de comprimento, sendo 340 metros de estrutura de concreto. Para a sustentação de 72 vigas pré-moldadas, foram utilizados 3.500 m³ de concreto e 330 toneladas de aço. Com investimento de R$16,7 milhões, as intervenções são coordenadas pela Semob e as obras executadas pela Seinfra, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).


O prefeito lembrou que o terceiro elevado, em conjunto com os dois entregues anteriormente – o complexo de viadutos João Gilberto, nas imediações do Parque da Cidade, e o localizado no entorno do Cidadela – já permitirá que as pessoas possam transitar mais tranquilamente pela Avenida ACM. Só para se ter uma ideia, pela região passam diariamente sete de cada dez linhas de ônibus, 200 mil veículos e 340 mil pessoas.


A conclusão dessa estrutura é um passo fundamental para o novo modal de transporte, pois possibilitará o início da construção de uma das duas estações do Trecho I do BRT. A utilização será feita por quem trafegar no sentido Parque da Cidade. Já o elevado para o fluxo contrário (sentido Iguatemi) está em construção e deve ser finalizado ainda este ano.


De acordo com o vice-prefeito e titular da Seinfra, as obras da primeira etapa do BRT estão 70% concluídas e já anunciou a entrega de outros marcos do projeto. Ele ainda lembrou que, seguindo as determinações da Prefeitura, a empresa vencedora da licitação das obras do BRT vem promovendo todos os cuidados necessários aos trabalhadores neste momento de enfrentamento ao Covid-19.


As intervenções, que compreendem trecho de 2,9 km de extensão, ligando o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô), estão previstas para ser totalmente concluídas até o final deste ano. O investimento é de cerca de R$ 213 milhões, com recursos oriundos de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. A implantação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas.


*Foto de Valter Pontes/Secom

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com