• Cidade da Bahia

Salvador sediará Black Film Festival pela primeira vez


O Black Film Festival, evento internacional de cinema afrodescendente, será realizado em 2020 em Salvador, cidade que abriga uma das maiores populações negras fora da África. Será a primeira vez que o evento vai acontecer na América Latina. O lançamento do Salvador Black Film Festival (SBFF) foi realizado na noite desta quinta-feira, 5 de dezembro, no Espaço Cultural Barroquinha, e contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário de Cultura e Turismo Claudio Tinoco.


O circuito, que promove o intercâmbio da arte com protagonismo afro através do audiovisual, contempla a exibição de filmes baianos, brasileiros e internacionais. Parte da verba arrecadada com a bilheteria será destinada para o fomento de projetos brasileiros no desenvolvimento de novos filmes ou séries.


O Salvador Black Film Festival é uma realização da Giros Filmes e da Zaza Produções, com apoio institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O evento já ocorre em algumas cidades do hemisfério norte, como Las Vegas e Montreal. O lançamento foi marcado também pela apresentação do filme "A Revolta dos Malês", dirigido por Belisario Franca e Jeferson De, que teve estreia mundial nesta quinra-feira, 5, no Cinema Glauber Rocha.


Para o secretário Cláudio Tinoco, tanto o festival quanto o lançamento do filme buscam integrar cultura e turismo. "Chegamos nesse momento com muitas coisas amadurecidas e construídas, como o Plano Étnico-Afro. Entra o festival trazendo o negro como protagonista não do como ator mas como produtor e diretor também. Além de implantar na cidade algo que possa consolidar Salvador como polo de produção audiovisual negro", frisou.


Na lista das 100 mulheres mais influentes do Canadá e fundadora de oito festivais de sucesso naquele país, nos Estados Unidos e no Haiti, Fabienne Colas se disse satisfeita com a sua associação à Giros Filmes, por meio da Zaza Produções, viabilizando a chegada do Black Film Festival ao Brasil. Apelidada de “Rainha dos Festivais”, Fabienne e sua equipe possuem mais de duas décadas de experiência e sucesso neste tipo de evento.


Filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation - que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival -, o Salvador Black Film Festival acorrerá através de parceria entre a produtora Zaza e a Giros Filmes. Desde 2005, todos os oito festivais da fundação combinados atraíram cerca de um milhão de espectadores, obtiveram ampla cobertura da mídia nacional e internacional, apoiaram mais de dois mil artistas e receberam convidados de alto gabarito como Harry Belafonte, Spike Lee, Stedman Graham, Danny Glover, Tarana Burke, Martin Luther King III, Dany Laferrière, Wyclef Jean, Alfre Woodard, P.K. Subban, Isaiah Washington, Louie Gossett Jr., Jennifer Holness, Clement Virgo, Souleymane Cissé, entre outros.


*Fonte Secom, foto de Carollini Assis

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com