Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Salvador investe R$ 275 milhões em projetos ambientais


O painel Salvador de Mudança do Clima prosseguiu nesta terça feira, 20 de agosto, debatendo alternativas de financiamento para ações no âmbito climático por governos e pela iniciativa privada. Aberto na segunda feira, 19, primeira dia da Semana do Clima da América Latina e Caribe, o painel serviu para reforçar o compromisso da gestão municipal da capital baiana com a sustentabilidade e a resiliência. Presente no evento, a diretora de Captação de Recursos da Casa Civil da Prefeitura, Ana Benvinda, falou sobre os investimentos municipais em projetos de cuidados com o clima, que somam cerca de R$ 275 milhões.


A intenção de assumir uma postura protagonista na questão climática colocou Salvador como destaque nas pautas de discussão dos primeiros dois dias da Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Quadro América Latina e Caribe, que acontece até sexta feira, 23 de agosto, na Cidade do Clima, montada no Salvador Hall (Paralela). Para isto, o esforço de sediar o evento coroou uma arrojada estratégia de captação de financiamentos de organismos internacionais, principalmente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Conforme a diretora de Captação de Recursos do município, as iniciativas incluem a elaboração do Plano de Mitigação contra as Mudanças Climáticas, cujos estudos tiveram início agora, com financiamento do BID, e a preparação do Plano de Saneamento Básico.


"Um plano de mitigação está sendo desenvolvido pelo município. Mas, para além disso, Salvador está elaborando uma série de outras ações, a exemplo do Plano de Saneamento, que está em fase de processo licitatório. O plano apresenta um diagnóstico e medidas propositivas de maneira participativa, por meio de fóruns com a comunidade", apontou.


Ana Benvinda destacou que a escolha de Salvador para o financiamento do Plano de Mitigação contra as Mudanças Climáticas pelo BID se deve ao cuidado da Prefeitura e do alinhamento da mesma às políticas do banco no que se trata ao zelo com o clima. Desde o início da atual gestão, Salvador contratou quatro grandes operações de crédito com organismos multilaterais.


Para Ana Benvinda, o grande legado das operações de crédito é o da melhoria institucional e da preocupação com o cidadão através de um outro olhar, já que algumas dessas exigências, como, por exemplo, as salvaguardas ambientais e sociais, dão acesso a novas práticas e novas metodologias de trabalho. "Eu sempre digo que é preciso trazer para dentro da gestão essas novas práticas, que contemplam um novo olhar para a participação e escuta do cidadão”, afirmou.


Foto de Bruno Concha/Secom