• Cidade da Bahia

Salvador ganha Museu Cidade da Música



Apesar da pandemia, a capital da Bahia vai ganhar nos próximos dias mais um importante equipamento cultural, histórico e turístico: o Museu Cidade da Música de Salvador. Com localização privilegiada, perto do Mercado Modelo e do Elevador Lacerda, o museu vai ocupar a bela “Casa dos Azulejos Azuis”, tombada pelo patrimônio Histórico em 1969 e reformada pela Prefeitura a um custo de R$ 24 milhões, além de R$ 8 milhões investidos na concepção do espaço memorial.


Tendo inauguração prevista para 29 de julho, o museu vai abrigar um amplo acervo audiovisual e espaços interativos e de imersão voltados a exibir a história e a diversidade da criação musical. Diante das restrições geradas pela prevenção à Covid-19, a visitação ocorrerá sem o contato a painéis ou uso de fones compartilhados. Casa visitante escolherá através do próprio celular o acervo que acessará e o roteiro que seguirá.


Entre as instalações em destaque, o visitante poderá fazer um tour virtual por bairros de Salvador, conferindo os “palcos” dos vários estilos musicais que surgiram e que ainda proliferam na capital baiana. Outra opção é uma sala imersiva, onde poderá acompanhar, instrumento por instrumento, a concepção e a harmonização de uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, no caso apresentando a música “Maracatu de Chico Rei”, de Francisco Mignone.

0 comentário