Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

“Pensando como um negro” será lançado no CEAO


O livro "Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica", de Adilson José Moreira, será lançado na terça feira, 6 de agosto de 2019, a partir das 18h, Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo 2 de Julho, Centro. Por meio de um estudo integrado entre narrativas pessoais e análises teóricas, este livro revela a importância do pertencimento social na interpretação jurídica. Durante o lançamento haverá uma mesa de debate com os professores Samuel Vida e Tatiana Emília Dias Gomes, com coordenação da professora Patrícia Valim.


O autor aborda nesta obra um tema ausente nas reflexões sobre hermenêutica no nosso país: o papel da raça no processo jurídico. A relevância desse tópico decorre do seu lugar central na discussão sobre a legalidade de medidas de inclusão racial e também dos debates sobre as disparidades de tratamento entre grupos raciais no sistema penal.


Afirma-se, com grande eloquência, a necessidade de considerarmos a experiência de minorias raciais como parâmetro normativo para a análise do princípio da igualdade, um requisito para o alcance da justiça racial na nossa sociedade. Um livro radical, perturbador, que coloca em xeque a noção de igualdade como tratamento simétrico.