• Cidade da Bahia

Oficina trata da mulher na literatura


A oficina Mulher & Literatura -A posição social da mulher, sua presença e representatividade no universo literário será realizada na quinta feira, dia 5 de setembro, das 18h30 às 21h30, na unidade Barra da Aliança Francesa Salvador. O encontro tem por objetivo promover o estudo e a discussão do texto literário "As alegrias da maternidade" (1979), da autora nigeriana Buchi Emecheta, a partir do contexto histórico e crítico da obra “Canção de ninar” (2016), da franco-marroquina Leïla Slimani. A mediação será de Ane Montarroyos, radicada em Pernambuco. O diálogo entre as obras de Buchi Emecheta e Leïla Slimani será dividido entre a apresentação dinâmica e colaborativa dos capítulos teóricos, a leitura de trechos dos livros selecionados e a discussão crítica sobre eles.


"As alegrias da maternidade" (1979), de Buchi Emecheta (1944 - 2017), escritora nigeriana, e "Canção de ninar" (2016), de Leïla Slimani (1981), escritora franco-marroquina, tratam de questões que envolvem família, cultura e classe social. Elas abordam as relações de poder, as influências do colonialismo, o papel da mulher na sociedade e as recompensas ambíguas da maternidade.


Ane Montarroyos - Cristiane Montarroyos Santos Umbelino - é escritora, responsável pela Oficina Literatura & Feminismos, em Recife, e Mulher & Literatura, em Salvador, uma das mediadoras do Leia Mulheres Olinda e professora de Inglês como Língua Estrangeira. Radicada em Recife, participou da antologia “No entanto: dissonâncias” (2019), da “Castanha Mecânica”, com mais 22 vozes de escritoras e escritores. Em agosto de 2018, publicou seu primeiro livro de poesia. “Desatando nós” é uma publicação independente, com seis poemas curtos, e de produção artesanal. Em 2010, quando criou o blog “Lacunas do Tempo”, começou a compartilhar seus textos na internet. No mesmo ano, publicou, ao lado de Fred Caju, Daniel Everson e Jimmy Marcone, a coletânea “Os Teimosos e a Poesia do Contra” no formato e-book. Desde 2015, após participar do programa de professores assistentes da Fulbright, na Virgínia Ocidental, atua como voluntária da Associação US-Brazilian Exchange Alumni (Usbea) Pernambuco. Mestra em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, ao longo de sua trajetória profissional participou de congressos, simpósios, conferências e minicursos em vários estados brasileiros e nos Estados Unidos.

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com