• Cidade da Bahia

Obras não alteram percurso da Lavagem do Bonfim


Começou a contagem regressiva para uma das maiores festas populares de Salvador, a Lavagem do Bonfim, que acontece na próxima quinta-feira, 16 de janeiro. Com intuito de oferecer a melhor estrutura aos fiéis baianos e turistas que, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), vem realizando serviços e melhorias em todo o percurso.


As obras do Caminho da Fé estão 70% prontas e devem ser concluídas após o Carnaval, conforme o cronograma, mas a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) garante que as intervenções não vão atrapalhar a passagem dos fiéis. Quem for à lavagem poderá cumprir o percurso tradicional, saindo da Igreja da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim, sem nenhuma alteração.


O percurso tem 8 km, iniciado no Comércio, na altura da Igreja da Conceição da Praia, até o Bonfim, na Colina Sagrada requalificada pela Prefeitura. A tradicional comemoração, que neste ano tem o tema "Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção", deve atrair cerca de 2 milhões de pessoas percorrendo as ruas dos bairros do Comércio, Calçada, Roma, Monte Serrat, Boa Viagem e Bonfim.


Ao longo de todo o percurso serão instalados mais de 480 sanitários químicos para uso da população. “Nossas equipes entraram em campo desde o início do ano, cuidando da limpeza de todo o percurso e áreas de acesso à festa, para deixar tudo limpo para soteropolitanos e turistas que virão reverenciar essa que é uma das maiores festas religiosas da nossa cidade e do nosso estado”, destacou o presidente da Limpurb, Marcus Passos.


Para garantir a limpeza das vias, a Limpurb realiza uma operação de preparativos que foi iniciada na semana passada. São 200 agentes trabalhando diariamente nas principais vias e trechos de acesso ao percurso da festa, das 7h30 às 15h, até as vésperas do evento, dia 15. Na lista de serviços estão ações de roçagem, limpeza nas encostas, pintura de muretas, túneis e meio-fio, gancheamento, sacheamento e varrição, na região da Avenida Lafayete Coutinho, nas Ladeiras da Montanha e da Preguiça, Elevador Lacerda, escadaria da Preguiça, Via Expressa, Vale do Nazaré e de Mares até o Bonfim.


No dia 16, quando ocorre o evento, a Limpurb vai fazer a limpeza, coleta e lavagem das vias a partir das 17h, com um efetivo de 313 profissionais, que irão atuar da Conceição da Praia até os Mares. Para executar os serviços, serão utilizados nove compactadores, dez caminhões, dez pipas, entre caminhão e carreta, além de dez ônibus. Depois das 23h, uma nova equipe composta por 288 profissionais começa a atuar dos Mares até o Bonfim, com mais oito compactadores, oito caminhões e oito ônibus.


*Foto de Bruno Concha/Secom

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com