• Cidade da Bahia

O passaporte paraguaio do Ronaldinho era paraguaio



Diogo Tavares


Ronaldinho Gaúcho foi detido no Paraguai com passaporte falso. Garante que não sabia que o passaporte paraguaio era paraguaio. Ou que não era paraguaio, embora paraguaio fosse. Já vi de tudo um pouco na vida, mas brasileiro ser detido por falsificação no Paraguai é a primeira vez. Então vai mais uma marca para o ex-jogador.


Diz o ex-atleta que achou que o passaporte fosse um presente do governo do país. Faz sentido, afinal eles estão armando uma revanche desde a Guerra do Paraguai e nada melhor do que dar um passaporte paraguaio a quem achava que paraguaio fosse.


Ao longo das décadas o país vizinho se notabilizou como berço da pirataria e da falsificação, embora também tivesse como grande característica a aduana livre. Ou seja, comprar uísque por lá sempre foi uma barganha no caso de ser escocês ou uma dor de cabeça literal no caso de não ser. Em relação ao cigarro, o Paraguai passou a abrigar verdadeiras indústrias para falsificar cigarros brasileiros para alimentar o mercado do Brasil.


Com tudo isso é fácil entender um cara que gostou da proposta de “ganhar” um passaporte paraguaio.


“O preço é bom, mas vai ser aceito em todos os países?”


“Eu agarantio, hermano: é um verdadeiro passaporte paraguaio”.

“É original?”


“Paraguaio legítimo”.


Não creio que um passaporte paraguaio na mão de Ronaldinho despertasse grandes dúvidas em outros países. Afinal, em que lugar no mundo se entraria com mais facilidade com um passaporte paraguaio do que um brasileiro? Talvez o documento só fosse recusado mesmo no próprio Paraguai. E isto depõe a favor dele, pois estava tão confiante que apresentou um documento que pelas regras do Mercosul não precisaria apresentar.


No caso de um passaporte europeu ou americano falsificado e daria detenção imediata e uma cana dura nos seus respectivos países. Cana legítima. Mas no Paraguai até a cana por documento falso é genérica.


Ânimo, meu caro Ronaldinho. Você que já driblou adversidades e adversários, que já deu tantas alegrias aos torcedores, que fez gols e jogadas originais , vai sair dessa. Mas, para evitar dor de cabeça ainda maior, fique ligado que Passport é uísque escocês, mas nem todo uísque é legítimo.

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com