• Cidade da Bahia

Museus têm programação especial no Novembro Negro


Museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) estarão com uma programação especial durante o Novembro Negro. A programação especial inclui o Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves (PHCA), em Cabaceiras do Paraguaçu, e o Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro.


Durante o mês, o Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) realiza uma série de atividades relacionadas à Coleção Claudio Masella de Arte Africana (foto), que, composta por mais de 1000 peças, caracteriza a riqueza e a diversidade da produção cultural africana do Século XX, expressada em objetos, sobretudo máscaras, escultura de diversas etnias e localidades da África. Em exposição permanente no local, tem horário especial de visitação durante o mês de novembro, de terça a sábado, das 10h às 17h.


Ainda no Solar Ferrão, o público pode conferir a exposição “Inquietude na Contemporaneidade”, de autoria do artista plástico Denissena, que fica em cartaz até 25 de janeiro de 2020. As produções inéditas reúnem seis linguagens: produções de pinturas em telas, arte digital e grafite, onde o artista dialoga sobre as questões étnicas-raciais, gênero, identidade, injustiças sociais e a questão ambiental.


No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) acontece o projeto “HuMAMnamente Negro”. No dia 8 de novembro acontece a abertura das exposições com o acervo do museu, mostrando os artistas negros baianos na Capela; a exposição do escultor afro-americano Melvin Edwards, no Casarão principal; a abertura da Sala Rubem Valentim com acervo do mesmo artista e a exposição sobre a história dos blocos afros a partir das indumentárias, proposta pelo artista Alberto Pitta. Também estará no pátio externo do museu a instalação Trança´tlântico, na qual discute o lugar do trançado na travessia entre África e Brasil, também do artista Alberto Pitta. Além destas exposições, o MAM promoverá nos dias 12, 14 e 19/11 o projeto “África, Contos e Cantos”, no qual propõe realizar oficinas de canções, contação de histórias e brincadeiras africanas. No dia 29/11, o sarau Osba no MAM terá uma edição especial com composições de artistas negros.


Em comemoração ao mês da Consciência Negra, no dia 21 de novembro, às 16h30, o Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, recebe o grupo Neojiba para apresentar o concerto "África”. No Palacete das Artes (Graça), além de programação diária, estão em cartaz as exposições: “Narrativas Polifônicas”, fotografias do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger; “A Salvador de Adenor Gondim: o fotógrafo da ventania”; e acervo Mario Cravo Jr.


No Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica (Pelourinho), em 05 de novembrp, às 10h, alunos da Escola Municipal João Lino participam de uma oficina de pintura em azulejos, com a temática das estampas afro criadas por Udo Knoff, em parceria com Carybé. Em 07 de novembro, às 14h, acontece um bate-papo com o professor Sávio Róz sobre “Representações do Negro na Cultura Pop”. Este tema será trabalhado nos dias 13 e 14 de novembro, na oficina de pintura em tela com técnica mista para os estudantes de Artes Visuais do ICEIA. O resultado poderá ser conferido na exposição de 20 de novembro a 16 de dezembro.


No Museu Tempostal (Pelourinho), com abertura em 20 de novembro, às 10h, acontece a exposição “Nossas curvas não se curvam” do fotógrafo Dudu Assunção e com curadoria artística de Cynthia Paixão. Composta por 30 fotografias, a mostra busca retratar o empoderamento e a luta da mulher negra plus size contra o preconceito, com as modelos Carla Emanuela, Ilza Bitencourt, Jamille Teles, Laura Raquel e Simone Costa. Em cartaz até janeiro. Esta temática estará presente na roda de conversa, dia 22 de novembro, às 14h, com mediação de Cynthia Paixão.

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com