Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Mateus Aleluia apresenta “Palestra Musical – Canto dos Recuados”



O cantor e compositor baiano Mateus Aleluia faz duas apresentações em Salvador do recital “Afrobarroco em Palestra Musical – Canto dos Recuados”. As apresentações acontecem nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, 20h, no Teatro Sesc Pelourinho, e sábado, 29, 19h30 , no Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas.


Com realização da Fundação Palmares, o projeto tem sua exibição em forma de palestra/show sobre cultura afrobarroca e sua expansão humana para o Brasil, com enfoque na temática da cultura africana, sua miscigenação com a cultura barroca trazida pelos europeus e com a cultura autóctone indígena. Buscando sensibilizar o público para uma abordagem consciente sobre a história de um povo oriundo do continente africano e seu legado para o Brasil, Mateus Aleluia aborda o sincretismo cultural e religioso das culturas indígena, barroca e africana e o perfil cultural que hoje confere à Bahia a condição de maior expressão afrodescendente fora da África.


A palestra tem duração de 01h30, contando com recital musical apresentado por Mateus Aleluia, que será acompanhado de Mateus Aleluia Filho (trompete) e Gabi Guedes (percussão). As narrativas do artista sobre a história do continente africano serão intercaladas por apresentações musicais e exibição de trechos de documentários sobre a temática.


Mateus Aleluia é natural de Cachoeira, na Bahia. Autor e compositor popular, cantor e instrumentista, pesquisador afro barroco e remanescente do grupo vocal “Os Tincoãs”. Tem como enredo principal nos seus trabalhos a mestiçagem artística cultural baiana, ressaltando como o fio condutor deste processo a cultura e história da África.