• Cidade da Bahia

Live abordará o papel da imprensa no Dois de Julho



O protagonismo da Imprensa e dos jornalistas na Guerra da Independência da Bahia e no desfile do Dois de Julho é o tema central da palestra virtual que o jornalista, pesquisador e escritor Nelson Cadena fará nesta quinta-feira (2) , a partir das 17h, através do Instagram do Correio 24h. A live terá mediação da jornalista Clarissa Pacheco e, segundo Cadena, apresentará informações inéditas de uma pesquisa parcialmente apresentada em palestra no no Instituto Histórico em 2013.


De acordo com o pesquisador, 15 jornais baianos circularam entre 1821 e 1823, todos engajados na militância das fações que lutavam de um ou do outro lado na Guerra da Independência. “Alguns de seus redatores ou proprietários participaram diretamente do conflito e até teve o caso de um funcionário de uma tipografia que avisou os itaparicanos da invasão que estava sendo preparada”.


Conforme Cadena, a palestra-live também vai tratar da origem dos batalhões patrióticos no desfile do Dois de Julho, uma iniciativa da Imprensa. “Inclusive Ruy Barbosa fez parte de um deles em 1874”, adianta. Cadena é autor de importantes livros com base em pesquisas históricas, como “Festas populares da Bahia – Fé e folia”, “Brasil 100 anos de propaganda” e “450 anos de propaganda na Bahia”, entre outros.


*Foto de Elias Dantas/Alô Alô Bahia

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com