Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Julho + Solar 2019 celebra 35 anos do Cine Teatro Solar Boa Vista


Neste mês de julho, o Cine Teatro Solar Boa Vista, administrados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), celebra 35 anos de existência, com mais uma edição do Julho + Solar. Este ano, o projeto homenageará o compositor, percussionista, artesão, educador e mestre de capoeira Moa do Katendê, morto em outubro do ano passado. Mestre Moa, morador do bairro do Engenho Velho de Brotas, se tornou símbolo na luta por resistência e cultura.


A programação Julho + Solar começa na sexta-feira, 5 de julho, às 18h, no Foyer do Solar Boa Vista, com a abertura oficial das comemorações do 35º aniversário do Cine Teatro Solar Boa Vista. O evento terá acesso livre e a presença de artistas e parceiros. Integram a programação um pocket show do Ilê Aiyê e do grupo Vozes do Engenho. No sábado (06), às 18h, no Foyer do Teatro, tem gratuitamente o evento Hip Hop Solar - Rajada Cultural. O grupo Rajada de Consciência incrementa a festa.


As atividades gratuitas seguem todas terças e quartas feiras, às 10h e 15h, com a apresentação dos documentários da 12ª Mostra de Direitos e Humanos, dentro do evento Cine Solar. Em seu mês de aniversário, o Solar apresentará também para as crianças e os adolescentes filmes ligados aos documentários da referida mostra. Além dos filmes da Mostra, haverá produções brasileiras e internacionais e um bate papo com o público ao final dos filmes.


Na quinta-feira (11), às 18h, na Sala Principal, a programação será aberta com muita poesia, lançamento do filme documentário Nossos Mortos têm Voz e uma roda de conversa sobre violência contra a juventude. Já no sábado (13), às 17h, acontece o show da banda de rock "Os Sintéticos", com uma atração convidada. Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

A Oficina de Iluminação Cênica e Espetáculo de Dança "Ilhas" vai agregar na quinta-feira (18), das 9h às 18h, grupos e artistas da comunidade que desejem começar na área de iluminação cênica. Para fechar o dia, os próprios alunos irão realizar a montagem da iluminação para o espetáculo de dança "Ilhas". O espetáculo da Escola de Dança da Funceb acontece às 16h, com entrada gratuita.


Quinta-feira (25) e sexta-feira (26), a partir das 9h, acontece o projeto Julho das Pretinhas. Em sua primeira edição, o evento surge para apresentar possibilidades de inserção social de crianças e adolescentes a partir da ludicidade, conscientização e autoconhecimento. Em parceria com o Solar, a iniciativa pretende dar ênfase ao Julho + Solar e também ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. A programação inclui oficinas, ciranda das palavras (rodas de conversas), feira brincante, exposição, desfiles das mais belas pretinhas e apresentação do sarauzinho. A entrada é gratuita.


Encerrando a programação especial Julho + Solar - 35 anos de resistência e cultura, no dia 28, a partir das 9h, acontece o evento Domingo no Parque, em parceria com a Feira das Festas. A feira, que já circula os condomínios do bairro do Engenho Velho e Boa Vista de Brotas, promete alegrar toda comunidade do entorno e visitantes. O público ainda poderá ouvir gratuitamente boas músicas, assistir apresentações de forró, samba raiz do município de Irará, voz e violão, participar de aulas de boxe e dança, além de integrar oficinas de maquiagem e de slime, dentre outras atrações programadas pelo espaço.