• Cidade da Bahia

Irmã Dulce se tornará santa no dia 13 de outubro


Irmã Dulce, apelidada carinhosamente de "Anjo Bom da Bahia", será oficialmente declarada santa pela Igreja Católica no próximo dia 13 de outubro. A informação foi dada pelo Vaticano, onde a cerimônia de canonização vai acontecer, a partir das 10h, em celebração oficial do papa Francisco. Uma semana depois da solenidade do Vaticano haverá um ato religioso em Salvador, cidade onde irmã Dulce viveu e realizou a sua importante obra social.


Segundo o Vaticano, a freira baiana ganhará o nome religioso de Santa Dulce dos Pobres. Batizada como Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, irmã Dulce nasceu em Salvador, no dia 26 de maio de 1914. Filha de dona Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes e de Augusto Lopes Pontes, dentista e professor da Universidade Federal da Bahia, manifestou desde a infância grande dedicação à fé católica. Aos 13 anos de idade, depois de visitar áreas carentes da capital baiana na companhia de uma tia, começou a manifestar o desejo de se dedicar à vida religiosa. Começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento de Santa Clara do Desterro, em Salvador, por ser jovem demais, voltando a estudar. Manteve a convicção de entrar para a ordem, mas antes mesmo que isso acontecesse começou a realizar trabalhos sociais na própria casa, com autorização dos pais.


No decorrer dos anos, suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados ganharam notoriedade. Criou e ajudou a criar várias instituições filantrópicas, principalmente o Hospital Santo Antônio, na Cidade Baixa de Salvador, construído no lugar do galinheiro do Convento Santo Antônio. Trabalhou com dedicação e fervor até falecer, em Salvador, no dia 13 de março de 1992.


Considerada uma das mais importantes, influentes e notórias ativistas humanitárias do Século XX, Irmã Dulce foi beatificada pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador, sendo a beatificação o último passo antes da canonização.

1 comentário

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com