Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Hoje é Dia Mundial do Rock, mas só no Brasil



O dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Só que... é “mundial” apenas no Brasil. A data remete ao festival Live Aid, realizado em 1985 simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos, que tinha o objetivo de arrecadar recursos para combater a fome na Etiópia. Na época o cantor Phil Collins pediu que a data ficasse marcada como Dia Mundial do Rock, mas foi ignorado. E ninguém encampou a ideia, até que, cinco anos depois, no Brasil... Bom, mas vamos ao início.


O Live Aid foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. Os concertos foram realizados no Wembley Stadium, em Londres, com uma plateia de aproximadamente 82 mil pessoas, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, reunindo aproximadamente 99 mil pessoas. Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e Japão. Foi a maior transmissão em larga escala por satélite e televisão até então. Estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido a apresentação ao vivo.


Após se tornar conhecido como baterista e vocalista da banda inglesa de rock progressivo Genesis, o cantor Phil Collins, em carreira solo, se empolgou com a proposta do festival. Tanto que conseguiu se apresentar nas versões dos dois lados do Atlântico, usando helicópteros e uma viagem no avião supersônico Concorde. No auge da empolgação, no palco, Collins sugeriu transformar aquela data no Dia Mundial do Rock. Mas, assim como as doces baladas dele não agradavam aos roqueiros mais raízes, sua proposta foi simplesmente ignorada.


O fato teria sido esquecido no limbo da história da música, mas cinco anos depois, em 1990, duas rádios paulistanas de rock, a 89 e a 97 FM, utilizaram a fala e a proposta de Phil Collins para fazer uma campanha publicitária. A ideia foi encampada inicialmente pelos ouvintes paulistas e depois por roqueiros do país inteiro.


Assim sendo, 13 de julho virou o Dia Mundial do Rock no Brasil, embora o resto do mundo ignore tal fato. Mas a importância do gênero musical tem alcance planetário e alguns países comemoram o rock em datas diferentes. É o caso de 5 de julho, dia em que, no ano de 1954, Elvis Presley gravou seu primeiro hit, “Thats all right”, música do cantor e compositor de blues Arthur Crudup. Outros preferem 9 de julho, data em que teria estreado, em 1957, o programa American Bandstand, de Dick Clark, que contribuiu muito em popularizar o ritmo. Também há quem prefira 11 de fevereiro, quando, em 1964, os Beatles de apresentaram pela primeira vez nos Estados Unidos.


Independente da data comemorativa, uma coisa é certa: o rock veio com força e ocupou seu lugar de forma definitiva. E para muita gente ao redor do mundo todo dia é dia de rock.