Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Festa da Conceição da Praia comemora 470 anos de devoção


Mantendo uma tradição iniciada em 1549, a Festa da Nossa Senhora da Conceição da Praia será realizada neste domingo, 8 de dezembro, no Comércio, em Salvador. A programação religiosa em homenagem à padroeira da Bahia começará ao nascer do dia, contará com missa e procissão na parte da manhã, “Feijoada da Imaculada” a partir das 12h30 e se estenderá até o final da tarde, com a XIII Missa da Amizade.


A comemoração dos “470 anos de fé e devoção à imaculada Conceição”, conforme programação da basílica, terá como ponto alto a procissão, que sairá da Igreja da Conceição da Praia às 10h30 e percorrerá as ruas do Comércio. Antes, às 9h, acontece a missa solene, celebrada pelo arcebispo primaz Dom Murilo Krieger. Para garantir o acesso às comemorações, haverá esquema especial de transporte, trânsito e segurança durante todo o dia, com linhas especiais de ônibus e acesso gratuito através do Elevador Lacerda.


A manifestação religiosa de origem católica em louvor a Nossa Senhora da Conceição é realizada desde 1549, quando o primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, iniciou a sua devoção. A festa do dia 8 de dezembro encerra uma programação iniciada ainda no final de novembro, com a novena todas as noites na matriz na Cidade Baixa de Salvador. Além da festa religiosa, acontece a comemoração profana nas imediações do Mercado Modelo, com barracas de comidas típicas e bebidas.

A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, foi construída entre 1739 e 1849 no local onde havia uma capela de taipa de pilão erigida em 1549. É uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Sua primeira igreja foi feita por determinação do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. A atual construção em estilo barroco foi feita toda de pedras de lioz trazidas de Portugal, servindo de lastro às embarcações, unidas com argamassa a base de óleo de baleia. A elevação da igreja à sacrossanta basílica se deu em 1946. O papa Pio XII declarou Nossa Senhora da Conceição padroeira única e secular do estado da Bahia.


ESQUEMA ESPECIAL


A Prefeitura montou um esquema especial de serviços em atendimento aos devotos e apreciadores da Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A operação envolve os serviços de mobilidade, trânsito, saúde e segurança. Confira a seguir:


Ônibus – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará seis veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, das 15h às 22h, e terão roteiros distribuídos nas três áreas da cidade: Orla, Centro e Subúrbio, de acordo com a demanda. Além disso, três linhas serão reforçadas a partir das 11h: Paripe–Barra, Estação Pirajá–Barra 1 e a Estação Mussurunga–Barra 1. Os ônibus que circulam na região do evento terão os itinerários modificados, de acordo com as alterações de trânsito realizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).


Taxi e mototáxi – Outra opção é solicitar o serviço de táxi, através do aplicativo Táxi Mobi, que vai operar com Bandeira 1 e 25% de desconto. Além disso, haverá três pontos de táxis e mototáxis no entorno do evento: em frente ao Elevador Lacerda (na parte de cima), na Praça Municipal, na Rua Miguel Calmon e também na Avenida Estados Unidos.


Elevador Lacerda – O equipamento vai começar a operar com uma hora de antecedência, ou seja, das 6h às 22h. A tarifa será gratuita.


Alterações no trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará algumas alterações para ordenar o trânsito da região do Comércio. Haverá interdição progressiva do tráfego de veículos, durante a procissão, a partir das 10h30, na Rua Miguel Calmon, Rua da Holanda, e Avenida da França. A procissão sai da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, após missa solene, em direção às ruas do Comércio e depois retorna para o ponto de partida.

Será feita também proibição da circulação e do estacionamento de veículos, das 5h de sábado à 0h de segunda (9), na Avenida Lafayete Coutinho (conhecida como Avenida Contorno), trecho compreendido entre o Solar do Unhão e a Praça Visconde de Cayru; Rua Conceição da Praia; Ladeira da Conceição da Praia; Rua Manoel Vitorino; Rua Dionísio Martins; Praça Visconde de Cayru; Rua da Bélgica (trecho compreendido entre as ruas Portugal e Miguel Calmon); Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.

Os veículos provenientes da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, Avenida Estados Unidos, Praça da Inglaterra, Rua Pinto Martins e Ladeira da Montanha. Já os veículos provenientes da Avenida Lafayette Coutinho (Avenida Contorno), com destino à Cidade Baixa, terão como opção de tráfego a Ladeira do Gabriel e a Ladeira dos Aflitos.


Saúde – Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma avançada e uma básica, estarão de plantão, das 6h às 18h, ao lado da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. Além disso, profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Vale dos Barris e de Brotas estarão preparados para prestar atendimento.


Proteção ao patrimônio – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai disponibilizar agentes para reforço na atuação no Elevador Lacerda e no patrulhamento preventivo na área da festa.