Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Esta sexta-feira é dia de caruru de Cosme e Damião


Esta sexta-feira, 27 de setembro, é dia de caruru na Cidade da Bahia. É a comemoração do dia dos santos gêmeos católicos Cosme e Damião, sincretizados como os Ibêjis do candomblé, mas também homenageados pela proteção às crianças, principalmente gêmeos, prematuros ou que nasceram com a saúde frágil. A oferta de caruru, que pode ser de preceito ou promessa, acontece sobretudo no âmbito privado, nas casas, e não se limita à data dos santos, mas também a aniversários dos anfitriões, principalmente nos meses de setembro e outubro.


Os irmãos Cosme e Damião morreram por volta do ano 300 degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Crê-se que foram médicos e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé. Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário e nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis.


Os gêmeos nasceram em Egeia (agora Ayas, no Golfo do İskenderun, Cilícia, Ásia Menor) e tinham outros três irmãos. O pai foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber, mas através de milagres propiciados por suas orações. Seus nomes verdadeiros seriam Acta e Passio. Sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos.


O dia de São Cosme e Damião é celebrado pelo candomblé, batuque, xangô do Nordeste, xambá e pelos centros de umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que trazem bem estar por onde passam, possuem conhecimento de desfazer feitiços, auxiliam na cura de enfermidades e trazem alegria. Para marca a data, muitos terreiros são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar doces e brinquedos às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados. Na Bahia, a comemoração inclui a oferta de caruru, vatapá, doces e pipoca.


O dia também costuma a ser de muito movimento na Igreja de São Cosme e São Damião, no bairro da Liberdade. Pequena e simples, a igreja também é visitada durante o ano inteiro pelos devotos dos gêmeos ou dos Ibêjis.