Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Edital para construção da ponte Salvador – Itaparica é publicado


O governo do estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, 18 de setembro, o edital para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica. De acordo com o edital, a ponte, que terá 12,4 km, a estrutura será construída através de uma Parceria Público Privada na modalidade de concessão patrocinada. Ou seja, o grupo vencedor será responsável pelas obras, pela operação e manutenção da ponte, que fará parte do Sistema Viário do Oeste (SVO).


De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, os interessados em participar da concorrência poderão obter mais informações e fazer contato através do e-mail pontesalvadoritaparica@infra.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-2174. A partir da próxima segunda-feira, 23 de setembro, o edital também poderá ser consultado através do site www.infraestrutura.ba.gov.br.


Conforme o projeto, a ponte Salvador – Itaparica será a segunda maior em extensão da América Latina e do Brasil, ficando atrás somente da Ponte Rio – Niterói, com seus 13,3 km. Também será a 23ª do mundo. A avaliação do governo do estado é que a obra vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que vivem em 250 municípios baianos, estimulando o desenvolvimento principalmente da Ilha de Itaparica e do litoral Sul da Bahia.


A ponte ligando a capital do estado à Ilha de Itaparica é um projeto antigo e foi objeto de "promessa" de várias gestões estaduais. Antes de chegar ao atual modelo, vários projetos foram avaliados, inclusive a possibilidade de fazer esta ligação através de um tunel.