• Cidade da Bahia

Dia de Santiago será festejado no Rio Vermelho



São Tiago, ou Santiago Mayor, foi um dos discípulos mais íntimos de Jesus, mas é lembrado em todo o mundo por conta da peregrinação feita diariamente por milhares de pessoas até a cidade de Santiago de Compostela, capital da Galícia, na Espanha. Para celebrar o Dia de Santiago, a Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago realizará uma série de atividades no Rio Vermelho, em Salvador, e em Santiago do Iguape, Cachoeira. A programação inclui caminhada, exibição de documentários, debates, apresentações culturais, missa e procissão em homenagem ao padroeiro da Espanha.


As comemorações começam no sábado, dia 20 de julho de 2019, com a XIII Caminhada em Santiago de Iguape, promovida pela Associação Bahiana de Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (Abacs). Santiago do Iguape é uma pequena vila de pescadores no município de Cachoeira, fundada pelos padres jesuítas em 1561. Na época, as terras da região pertenciam a Antonio Lopes Ulhoa, cavaleiro da Ordem de Santiago de Compostela. Com 18 km de extensão, a trilha peregrina foi fundada por veteranos baianos no Caminho de Santiago há mais de 10 anos.


No dia 23 de julho, no auditório da Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho, será apresentada a palestra “História do Caminho de Santiago: Passado e Presente”, pelo presidente da Abacs Eduardo Marangon. Uma das mais antigas e conhecidas rotas de peregrinação do mundo, o Caminho de Santiago atrai peregrinos de todas as religiões e partes do mundo. Com quase 800 quilômetros de distância, foi declarado Conjunto Histórico Artístico em 1962, é considerado Patrimônio Cultural Europeu e reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. A noite ainda vai contar com apresentação do grupo de gaita “Os Celtas”.


Pra encerrar as comemorações, acontece no dia 25 de julho, Dia de Santiago Mayor, uma missa na Igreja de Sant’Ana comandada pelo pároco Ângelo Magno e pelo padre Manuel Oliveira Filho. Uma procissão com a imagem de Santiago será acompanhada pelo grupo folclórico “Vivir Galícia”, que vai entoar a “Marcha dos Peregrinos”, do antigo Reino de Galícia, e pelo grupo “Os Celtas”, com os gaiteiros tocando a Ave Maria. No encerramento da cerimônia, os grupos vão apresentar com pandeiretas o Hino Galego e o Pasodoble.

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com