• Cidade da Bahia

Detran-BA agiliza impressão de documento do veículo em casa



Na Bahia, pessoas que cumprem o isolamento social no combate ao coronavírus têm usado a internet para imprimir o documento do carro em casa. A facilidade de obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) é oferecida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) desde 27 de abril. Até a última quarta-feira (13), o órgão já tinha registrado a emissão online de 36,5 mil documentos, por meio do SAC Digital.


Para baixar o CRLV-e obrigatório no celular, com a opção de imprimir uma cópia, o cidadão deve acessar o site www.sacdigital.ba.gov.br, fazer o cadastro e seguir as instruções. O procedimento é simples, rápido e gratuito. A medida acabou com o CRLV em papel moeda e o envio dele pelos Correios.


O documento eletrônico só será liberado se o licenciamento integrado estiver em dia, após o pagamento da taxa administrativa do Detran-BA, do IPVA, seguro DPVAT e multas existentes. Circular portando o licenciamento atrasado configura infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo.


COMITÊ DE REGISTRO CIVIL EMITE IDENTIDADES


Após um mês de atendimento à população baiana, a ação emergencial do Comitê Gestor Estadual do Plano Social Registro Civil de Nascimento e o Acesso à Documentação Civil Básica já realizou a emissão de cerca de 1.200 carteiras de identidade. Os dados são referentes às emissões em Salvador e também no interior da Bahia. O objetivo do comitê, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), é auxiliar cidadãos e cidadãs que não têm o documento de identificação, mas precisam se inscrever no Auxílio Emergencial do governo federal e em outros auxílios durante a pandemia.


“Estou desempregado e necessito do auxílio do Governo para poder sobreviver. Fui ao Cras e lá me informaram que meu RG já estava pronto, aqui nesta secretaria. Foi um alívio para mim!”, afirmou Valdir Oliveira, de 55 anos, que é auxiliar de depósito, mas não está ocupado no momento.


É o caso também do casal Lindinalva Batista e Paulo Dias, ambos desempregados e precisando do auxílio para manter a família. “A gente perdeu nosso documento e estávamos desesperados para conseguir a segunda via, então foi muito importante esse serviço da secretaria. Foi Deus que nos ajudou a conseguir aqui o nosso RG”, afirmou Paulo.

Durante o trabalho, as equipes da SJDHDS utilizam um sistema desenvolvido pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), órgão da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).


A população deve entrar em contato das 9h às 15h, pelos seguintes telefones:

SJDHDS - (71) 3115-0269/0271/0280

Ministério Público (Coacife) - (71) 3103-6536/6664/6663/6660/6650

Ministério Público (Nupar) - (71) 3321-2931/2882/3327/1976

Defensoria Pública - 129 ou 0800-071-3121

*Fontes: Ascom/Detran e Ascom/SJDHDS

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com