• Cidade da Bahia

Comércio na região de Cajazeiras ficará fechado



Localidades da região de Cajazeiras receberão, a partir desta sexta-feira, 24 de julho, pelo prazo inicial de sete dias, medidas restritivas setorizadas e ações de proteção à vida contra o crescimento da Covid-19. Vão entrar na lista Cajazeiras 7, 8, 10 e 11, além da Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4. As medidas foram prorrogadas em Águas Claras (que integra a mesma região), Castelo Branco e Nordeste de Amaralina, sendo encerradas na Liberdade, Coutos, Fazenda Coutos e Itapuã.


O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (22) pelo prefeito ACM Neto, na coletiva em que apresentou veículos e fardamento da equipe de iluminação pública da cidade, no estacionamento do novo Centro de Convenções, na Boca do Rio. "A reabertura de atividades que estavam suspensas para conter o avanço do novo coronavírus, que deve entrar na primeira fase na sexta (24), não vale para os bairros onde há medidas mais restritivas. Essas ações regionalizadas irão continuar mesmo com a retomada, com intensa fiscalização", ressaltou o gestor.


ACM Neto disse que, a partir de agora, haverá a unificação das datas de validade das medidas regionalizadas nos bairros. "Isso vai facilitar, até por parte da Prefeitura, o acompanhamento dessas ações, que foram fundamentais para evitar o colapso no nossos sistema de saúde e nessa verdadeira guerra contra a pandemia. Mas continuamos pedindo que as pessoas nos ajudem, mesmo naquelas localidades em que as restrições mais duras deixam de valer. É preciso continuar respeitando o isolamento social".


Nos últimos sete dias, a região de Cajazeiras, sobretudo nas localidades que terão medidas mais restritivas a partir de sexta-feira (24), teve um crescimento preocupando dos casos de Covid-19. Em Cajazeiras 7, por exemplo, foram 45 casos nesse período, contra 54 dos últimos 30 dias, o que representa um crescimento de 83%.


Dentro desse mesmo parâmetro, em Cajazeiras 8, esse crescimento foi de 65% (87 contra 133); em Cajazeiras 10, de 60% (66 contra 110); em Cajazeiras 11, de 58% (63 contra 108); em Fazenda Grande 1, de 50% (38 contra 76); em Fazenda Grande 3, de 54% (30 contra 56); em Fazenda Grande 4, de 63% (32 contra 51); e em Fazenda Grande 2, de 73% (119 contra 162).


Em todos os locais com ações de isolamento mais rígidas, os comércios formal e informal devem permanecer fechados, independentemente do tamanho da área. Apenas atividades essenciais podem funcionar, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde.


Os bairros recebem também ações de proteção à vida, que envolvem distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. Também são oferecidos testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.


*Fonte Secom

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com