Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

CineConcerto apresenta temas marcantes de filmes


Os encantos do cinema se unem novamente à Orquestra Sinfônica da Bahia no Dia das Crianças, 12 de outubro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. É mais uma edição do CineConcerto, projeto consagrado da Osba que existe desde 2013 e tem como objetivo ampliar o público de música de concerto ao mostrar para os fãs de cinema e séries que o formato de música sinfônica está bem próximo da ficção audiovisual a partir das trilhas sonoras.


Com direção cênica de Gil Vicente Tavares e regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação terá ainda a presença dos solistas Dani Falcone e Tito Bahiense, cantando alguns dos temas escolhidos para este concerto. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) a venda nas bilheterias do TCA, postos dos SACs Barra e Bela Vista ou no site do Ingresso Rápido.


Um exemplo dessa familiaridade dos amantes de cinema com a música sinfônica são muitas das composições do estadunidense John Williams, responsável por músicas de filmes como “Harry Potter”, “Star Wars” e a “A lista de Schindler”, algumas presentes nesta edição. Com repertório renovado, uma das novidades deste CineConcerto é a execução de um tema da franquia de filmes da Marvel “Os vingadores”, de autoria de Alan Silvestri, compositor que já foi inclusive indicado ao Oscar pelas músicas do filme “Forest Gump: O contador de histórias” (1994).


Ainda sobre repertório, o concerto está dividido em três sessões: Cult, Geek e Infantil, além de uma introdução. Iniciando a noite, o tema do 20th Century Fox, estúdio de cinema dos Estados Unidos que existe desde 1935 e que é responsável pela franquia de filmes “Star Wars” e por clássicos do cinema como “A noviça rebelde” (1965) e “A malvada” (1950). A sessão Cult abre com músicas do compositor italiano Ennio Morricone para os filmes “Era uma vez no oeste” (1968) e “Cinema Paradiso” (1988), seguida de composição de John Williams para o filme “A lista de Schindler” (1993) e o Thème d’amour do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain” (2001), composta pelo francês Yann Tiersen. Encerrando a sessão, “Misrilou”, música composta por Michalis Patrinos para o filme “Pulp Fiction” (1994), de Quentin Tarantino.


Em seguida, a sessão Geek inicia com as composições de John Williams para “Harry Potter”, com Hedwig’s Theme e para Star Wars I e II; continuando com um medley de músicas do filme “Piratas do Caribe: A Maldição da Pérola Negra” (2003), compostas pelo alemão Klaus Badelt. O encerramento da sessão Geek fica por conta do tema de “Os Vingadores”, de Alan Silvestri. Já que nesta data também se comemora o Dia das Crianças, a sessão infantil encerra a noite com cinco músicas do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” (1981), compostas por Chico Buarque, Sergio Bardotti e Luis Bacalov, finalizando com as canções da animação “O rei leão” (1994): Hakuna Matata, composta por Elton John e Tim Rice, e “The lion sleeps tonight”, composta por Solomon Linda. Os solistas Dani Falcone e Tito Bahiense cantam junto com a orquestra as músicas dessa sessão.


O CineConcerto é um dos grandes projetos da Orquestra Sinfônica da Bahia. Um concerto que destaca a relação entre a música sinfônica e o cinema, conquistando o público jovem, adulto e os aficionados pela sétima arte e por séries televisivas. Com edições realizadas na Concha Acústica e também na Sala Principal do Teatro Castro Alves, o CineConcerto traz o grande diferencial do maestro, os músicos e as musicistas se fantasiarem, entrando no clima dos personagens dos filmes e oferecendo ao público muitas surpresas durante o espetáculo.


*Foto FotosPúblicas/Ascom/Osba