Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Cia de Teatro Griô apresenta três espetáculos este mês


A Cia de Teatro Griô está apresentando este mês, no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura do Salvador Shopping), três espetáculos dirigidos por Rafael Morais, que diferem nos temas, nos caráteres das narrativas, nas estratégias de encenação e nas atmosferas cênicas. São as montagens “Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam”, “Yalodê – histórias afro-brasileiras” e “Os Sábios de Chelm – histórias absurdas”.


“Tringuilim” pode ser conferida aos sábados e domingos, às 16h, dias 12, 13, 19 e 20 de outubro. Já o espetáculo “Yalodê” apresenta no sábado, 19, e nos domingos, 13 e 20 de outubro, às 18h, uma sessão de histórias inspirada na mitologia dos orixás, enquanto “Os Sábios de Chelm” será apresentado no sábado, 19, e nos domingos, 13 e 20 de outubro, às 20h. Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia). A venda na bilheteria do Teatro Eva Herz (Salvador Shopping) e no site www.ingressorapido.com.br.


O projeto “Tempo de Histórias” da Cia de Teatro Griô traz, a cada edição, espetáculos selecionados do repertório do grupo, inspirados em narrativas de tradição oral tecidas em diferentes tempos e lugares. São opções para toda a família e apresentações para o público de todas as idades.


O espetáculo “Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam” reúne uma sessão de contos populares de tradições diversas, alinhavados por cantigas e versos. As fábulas são recheadas de encantamento, humor e aventura. Nas histórias de Tringuilim, traduz-se a magia de animais astutos e singelos que falam pelos cotovelos, bicos, patas e penas. São tramas leves, engraçadas e líricas, que permaneceram vivas em nossa memória ao longo dos tempos na tradição oral. Tringuilim nos convida a sonhar acordados, através da palavra maravilhosa de bichos que tem muito a nos contar.


“Yalodê” traz à cena histórias, cantigas e orikis para revelar a força, beleza, sabedoria e encantamento das tramas de deusas da cultura afro-brasileiras. A palavra iorubana yalodê é um título para designar a mulher mais importante do lugar, aquela que lidera as mulheres na cidade, a dona do grande poder feminino. Essa sessão de histórias, assim como a atitude da Yalodê, que divide sua riqueza com o seu povo, proporcionará - com simplicidade, sinceridade e despojamento - compartilhar com o público verdadeiras joias da ancestralidade afro-brasileira: mitos que são presentes para nossa escuta e nossa alma.


“Os Sábios de Chelm” é uma seleção de histórias livremente inspirada nos lendários contos judaicos da inusitada cidade de Chelm, morada dos maiores sábios de todos os tempos, famosos por resolver os problemas de toda a gente. Porém, cansados de ter que exercer exaustivamente a função de sábios, decidiram que iriam se fazer de tolos. Mas desempenharam tão bem o seu papel que esqueceram de ser sábios e passaram a ser cada vez mais tolos. A inédita sessão de histórias extraordinárias dos sábios de Chelm, dirigida por Rafael Morais com humor sutil e sofisticado, nos convida a olhar o mundo com outros olhos e, a partir de narrativas um tanto absurdas, trazer às nossas vidas mais flexibilidade, fabulação e leveza.


Em tempos de grande intolerância, violência, inflamação e dor, “Os Sábios de Chelm” nos ensinam, através da sabedoria de aprender a rir de si mesmo, a sermos mais tolerantes diante do contraditório, das situações conflituosas e das ambiguidades humanas. Os mestres tolos de Chelm nos revelam que rir, além de ser o melhor remédio, pode curar a nossa sisudez, arrogância e verdadeira estupidez de nos acharmos os donos da verdade. E ainda nos instruem que o riso tem muito a nos ensinar, expandir e alargar nossos horizontes.


A Cia de Teatro Griô é uma companhia artística com 20 anos de estrada que desenvolve pesquisas e metodologias próprias inspiradas na tradição oral, na arte de narrar histórias, no circo-teatro e na cultura da infância. Criada pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, a companhia além de espetáculos, encontros e pesquisas, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.


A Cia deTeatro Griô realiza os encontros “Teatro Griô em Flor - Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral”; o “Teatro a Céu Aberto – Encontro da Arte do Teatro de Rua”; o “Festa no Céu – Encontro Artístico de Valorização da Cultura da Infância”; e os eventos “Tempo de Histórias – Mostra de repertório com espetáculos da Companhia Teatro Griô”, “Histórias Afro-Brasileiras”, e “Noites Griô – Sessões para ouvir e narrar histórias”.


DATAS E HORÁRIOS


“Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam”: sábados e domingos, às 16 h, dias 12, 13, 19 e 20 de outubro


“Yalodê – histórias afro-brasileiras”: sábado 19, e nos domingos 13 e 20 de outubro, às 18 h


“Os Sábios de Chelm – histórias absurdas”: no sábado 19, e nos domingos 13 e 20 de outubro, às 20 h


Fotos de divulgação, “Tringuilim” (1), “Yalodê” (2) e “Os Sábios de Chelm” (3)