Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Centro reúne produção de artesãos baianos


A produção de artesãs e artesãos baianos ganhou um local de destaque para a comercialização de peças. Na quarta-feira, 11 de dezembro, começou a funcionar o Centro de Artesanato da Bahia, que fica localizado no Largo do Porto da Barra, em Salvador. No local é possível encontrar trabalhos artesanais fabricados a partir das mais diversas técnicas nos 27 territórios de identidade da Bahia. A loja conceito está integrada às ações de promoção e comercialização do Artesanato da Bahia. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), é realizada em parceria com a Associação Fábrica Cultural.


A coordenadora de Fomento ao Artesanato, Luciana Embilina, explicou a estratégia adotada pela gestão estadual. “A intenção é promover o escoamento da produção do artesanato baiano que encontra muitos entraves hoje em dia. Este é um espaço para que os artesãos tragam o seu material para ser comercializado. Eles pagam um percentual por conta dos trâmites administrativos, mas vale lembrar que esse recurso retorna para o próprio setor por meio de melhorias que envolvem a apresentação dos produtos, apoio, entre outros”.


Na loja já estão expostas peças de 103 artesãos. Entre os trabalhos disponíveis para compras, estão as imagens de orixás e santos da artesã Maristela Anjos. Dona do Ateliê Mão Terra, localizado do bairro Dois de Julho, há 13 anos ela trabalha com artesanato e sua produção é certificada com o selo Bahia Feito à Mão, do Governo do Estado.

Maristela ressalta a importância do novo centro de comercialização do artesanato. “Salvador precisava desse espaço porque em vários estados existe uma representatividade do artesanato e nós não tínhamos essa valorização aqui. As pessoas vêm para a nossa cidade conhecer a nossa cultura e agora chegam aqui e encontram um artesanato feito por mãos baianas”.


Ainda segundo a coordenadora Luciana Embilina, os artesãos interessados em comercializar a sua produção no Centro de Artesanato Bahia podem ir até a loja e obter mais informações ou ligar para o telefone 3116 6106 / 6191. Para quem mora fora de Salvador, a certificação do saber fazer artesanal pode ser comprovada por meio de vídeos.


*Foto de Camila Souza/GovBA, fonte Secom BA