• Cidade da Bahia

Centro atende profissionais de saúde com suspeita de Covid-19



Mais de 360 profissionais de saúde com suspeita de coronavírus (Covid-19) foram atendidos nos últimos dez dias no pronto-atendimento criado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), localizado no prédio da antiga Faculdade Ruy Barbosa, no Rio Vermelho, em Salvador. O centro é exclusivo para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).


O dia mais movimentado foi quinta-feira, 18 de junho, com cerca de 60 pacientes atendidos. O ambulatório montado na unidade é uma extensão do Hospital Santa Clara e oferece dez leitos, sendo oito de observação e dois de estabilização, com respiradores. A unidade possui 42 profissionais, entre médicos, maqueiros, técnicos em enfermagem e psicólogos.


Segundo o superintendente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, que administra a unidade, para serem atendidos, os profissionais da saúde não precisam passar pela regulação, pois é um ambulatório de portas abertas. “Se o profissional de saúde apresentar os sintomas da Covid-19, ele pode vir para cá, onde é feita a triagem. Será avaliada a gravidade do paciente, o teste será enviado para o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e depois de três dias ele recebe o resultado”, ressalta o superintendente.


Rodrigues informa que, caso o quadro clínico do paciente venha a se agravar enquanto ele está sendo atendido e fazendo os exames, ele será transferido automaticamente para o Hospital Santa Clara, que é uma unidade de referência para pacientes com coronavírus.


*Fonte Ascom/Sesab, foto divulgação

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com