• Cidade da Bahia

Bancos terão que organizar filas e óticas poderão abrir



A partir da próxima sexta-feira, 19 de junho, o Banco do Brasil e as demais instituições bancárias da cidade, com exceção da Caixa Econômica Federal, terão que disponibilizar monitores para organizar as filas principalmente na parte externa das agências. A medida, que vale também para as lotéricas, foi anunciada nesta segunda-feira (15) pelo prefeito ACM Neto, em coletiva virtual. Um decreto será publicado nas próximas horas normatizando a determinação.


"Hoje, as maiores aglomerações na cidade acontecem em filas de bancos e lotéricas. A Prefeitura atua para organizar filas na Caixa Econômica Federal porque é a instituição que paga os auxílios nesse momento de pandemia, inclusive o Salvador por Todos, que é do município. Mas não temos como, pois não há efetivo para isso, atuarmos junto a outros bancos ou lotéricas. E nem seria correto fazermos isso em instituições privadas", explicou ACM Neto.


Os decretos que estabelecem medidas restritivas para ampliar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19 em Salvador, que venceriam nesta segunda (15), tiveram prazo ampliado até o dia 30 de junho. Com a inclusão das óticas, ficam ampliados os ramos comerciais autorizados a funcionar com atendimento presencial, independentemente do tamanho da área ocupada, menos nos bairros onde há medidas restritivas regionalizadas e regras específicas. No último dia 1º, já haviam entrado na lista, com a adoção de protocolos divulgados, as concessionárias e revendas de veículos (automóveis, motos e bicicletas); lavanderias; casas de arquitetura, decoração, ferragens e materiais elétricos; clínicas estéticas e de odontologia; além da liberação para obras e intervenções em imóveis habitados.


"Decidimos liberar as atividades dos clubes de futebol com endereço em Salvador porque consideramos que o risco de contaminação é baixo, sobretudo com respeito aos protocolos. Sabemos que os clubes profissionais vão seguir os protocolos porque eles ajudaram a construir essas regras", disse ACM Neto, lembrando que o maior beneficiado é o Esporte Clube Vitória, sediado na capital baiana.


O funcionamento dos clubes pode ocorrer sem restrição de horário, de segunda a sábado, com todas as medidas gerais de proteção necessárias, a exemplo da disponibilização de álcool em gel em 70% e higienização permanente dos ambientes. Os treinamento devem ser individuais, para garantir o distanciamento de 1,5m entre os próprios atletas e entre os atletas e o corpo de funcionários, inclusive comissão técnica. Ou seja, os tradicionais coletivos ou "rachas" estão proibidos.


Por cada treino, o funcionamento está restrito a 50% dos atletas e trabalhadores, contando com a comissão técnica. Os espaços fechados, como vestiários, academias, rouparias e lavanderias, não devem ser utilizados. Não é permitido a presença de público, sejam visitantes, acompanhantes ou profissionais de imprensa.


No caso das óticas, para estabelecimentos acima de 200 metros quadrados o horário de funcionamento deverá ser de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. O estacionamento deve ficar restrito a 50% do total no caso de dez ou mais vagas disponíveis, com permissão de acesso apenas para veículos com o condutor ou, se não for de uso particular, de apenas um passageiro, salvo quando se tratar de idosos, pessoas com diagnóstico de câncer e em uso de medicamentos imunossupressores, situações em que será permitida a entrada conjunta de um acompanhante.


Pessoas pertencentes aos grupos de risco devem ter atendimento prioritário para reduzir seu tempo de permanência no estabelecimento. Os atendentes devem orientar os clientes sobre a obrigatoriedade de higienização das mãos com álcool 70% e, caso necessário, o correto procedimento de retirada da máscara para experimentar os produtos.


A quantidade de produtos em exposição em vitrines deve ser reduzida, sendo necessária a higienização frequente dessas mercadoria. Todos os equipamentos utilizados durante o atendimento, a exemplo do pupilômetro, precisam ser devidamente higienizados antes e após cada utilização. Durante a utilização dos pupilômetros, que preferencialmente devem ser digitais, os atendentes precisam usar, além das máscaras, proteção face shield, sendo que estas últimas higienizadas após cada atendimento.


As lentes e armações também devem ser adequadamente higienizadas antes e depois de experimentados pelos clientes, bem como os produtos comercializados e cadeiras, mesas, balcões e espelhos. Os locais para a prestação de serviços precisam ser específicos e isolados das áreas reservadas para venda e demonstração de novos produtos.


CONFIRA AS MEDIDAS PRORROGADAS


- Suspensão das atividades das academias de ginástica, cinemas, teatros e demais casas de espetáculo e parques infantis;

- Suspensão das atividades de classe da rede municipal de educação e das escolas privadas;

- Limitação de público em no máximo 50 pessoas para eventos que causem aglomeração, desde que mantida distância mínima de 1,5m entre as pessoas;

- Suspensão das atividades dos shoppings centers, centros comerciais e correlatos, com exceção do drive-thru;

- Suspensão do funcionamento dos clubes sociais, recreativos e esportivos;

- Interdição das praias para a população e proibição da realização de atividades de comércio nos mesmos espaços;

- Suspensão das atividades do comércio de rua para estabelecimentos acima de 200 metros quadrados, com as excepcionalidades mencionadas acima;

- Redução em 30% do número de funcionários de call centers;

- Suspensão das atividades de casas de show e espetáculos, boates, danceterias, salões de dança, casas de festa e eventos;

- Suspensão das atividades de salões de beleza

- Suspensão das atividades de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência situadas em postos de combustíveis, com exceção daqueles estabelecimentos que fazem delivery ou entrega de produtos no balcão;

- Proibição de ações de emissão sonora em logradouros públicos e estabelecimentos particulares;

- Fechamento dos mercados municipais de Itapuã, de Cajazeiras, das Flores, do Bonfim e do Mercado Antônio Lima, na Liberdade;

- Suspensão da exigência de pagamento dos estacionamentos da Zona Azul;

- Mercados e supermercados devem estabelecer horário especial de atendimento, das 7h às 9h, para idosos, pessoas com diagnóstico de câncer e em uso de medicamentos imunossupressores;

- Uso obrigatório de máscaras no transporte público, particular, estabelecimentos comerciais e ambientes laborais, tanto para trabalhadores quanto clientes ou consumidores.



Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com