Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Baiana radicada na Alemanha lança “Gaia” em Salvador


A escritora baiana Telma Brites Alves, radicada há 17 anos na Alemanha, lança nesta quinta feira, 22 de agosto, a partir das 18h, na Livraria Leitura do Shopping Bela Vista (Alameda Euvaldo Luz, 92 - Horto Bela Vista, Piso L2 – Asa Sul), em Salvador, o segundo livro da trilogia “Gaia”. A obra é uma fantasia romanceada, repleta de mistério e ação, que tem como pano de fundo a história e personagens da mitologia grega.


Cientista social, com foco em antropologia, a autora passou a infância entre as cidades baianas de Cafarnaum e o Morro do Chapéu. Na Alemanha, foi modelo e atriz. Atualmente, casada e com três filhos, mora na cidade alemã de Sechtem, onde trabalha ensinando português.


“Gaia – O Templo Esquecido”, da editora Ella, dá sequência à história iniciada pelo primeiro volume da trilogia: “Gaia – A Roda da Vida”. No estilo literário fantasioso voltado ao público adolescente que tem como grande expoente a série Harry Potter, “Gaia” acrescenta elementos da mitologia grega, resultado de pesquisas da autora.


“Fiz muita pesquisa enquanto escrevia Gaia para me sair bem no desafio de colocar características humanas aos deuses”, conta a autora. Segundo Telma, ‘Gaia’ era para ser um só livro, porém “a imaginação me levou tão longe que tive que continuar”. Segundo ela, o terceiro volume está quase pronto, mais repleto ainda de mitologia, e será lançado este ano”.


Os livros têm narrativa simples, linguagem fluida e instigante, os capítulos são curtos e a história tem detalhes sobre os sentimentos dos personagens e os cenários onde se encontram, como as ruas de Colônia e os campos de plantações de Sechtem, ambas cidades na Alemanha. As situações intercalam presente e passado.


A ideia da trilogia surgiu quando Telma estava de férias em Creta, ilha na Grécia. “No último dia, estava meditando em uma montanha e do outro lado tinha um rochedo parecido com um gigante deitado com as mãos sobre a barriga. Tive a ideia de escrever um livro e ter este gigante adormecido como um dos personagens”. Assim nasceu a ideia de Gaia, cujo significado na mitologia grega, é “Mãe Terra”, conhecida pela sua grande força geradora.