• Cidade da Bahia

Baía de Todos os Santos é tema de evento


Com o objetivo de homenagear a Baía de Todos os Santos, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), realiza nesta sexta-feira, 1º de novembro, a partir das 14h30, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo - Forte da Capoeira (foto), bairro do Santo Antônio, em Salvador, o evento Kirimurê dos Tupinambás. A programação, que inclui rodas de conversa, exposição fotográfica e apresentações culturais, ocorrerá no mesmo dia em que o espaço voltará a ser administrado pelo CCPI, marcando a ocasião.


Kirimurê, palavra cujo significado é “grande mar interior”, era como os índios tupinambás, habitantes originais de nossas terras, denominavam a Baía de Todos os Santos. Às suas margens, Salvador e o estado da Bahia se desenvolveram.


Durante o evento, será lançada a campanha “Saveiros da Bahia - Por amor à tradição”. O diretor do CCPI, André Reis, informou que a ideia de criar a campanha surgiu como forma de valorizar a riqueza cultural do estado da Bahia e levar ao povo baiano informações sobre as embarcações e atividades relacionadas com o tema.


O CCPI é responsável pela execução, proteção e promoção das políticas públicas de valorização e fortalecimento das manifestações populares e de identidade, orientadas de acordo com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura. Seu campo de atuação contempla a cultura do sertão, de matrizes africanas, ciganas e indígenas, LGBTQ+, infância e idosos. Coordena o projeto Pelourinho Cultural, responsável pela programação artística dos largos do Pelourinho e suas grandes festas populares.


PROGRAMAÇÃO


14h30 - Mesa de Abertura – Instituições presentes: Secretaria de Cultura da Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Forte Santo Antônio Além do Carmo, Redemar, Câmara Baía de Todos os Santos.


15h - Painel - De Kirimurê a Baía de Todos os Santos e todos os Homens. Coordenação da mesa de Luan Peres, presidente do IPR. Painelista de Maria Hilda Baqueiro Paraíso – Ufba. Debatedores: Paulo Grabriel Nacif (Ufrb) e J. Velloso, compositor.


15h30 - Abertura para as perguntas.


16h - Abertura da Exposição fotográfica "O Mar não está para Plástico", fruto da ação de voluntários que aderiram à campanha de coleta de lixo nas praias de Itapuã, Buracão (Rio Vermelho) e Boa Vigem (Ribeira). A exposição vai até dia 30/11/19.


16h30 - Lançamento da campanha “Saveiros da Baía – Por amor à tradição”.


17h - Encerramento

Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com