• Cidade da Bahia

Assim é Ford...



Domingos Leonelli*


Se tivéssemos um governo de respeito exigiríamos a devolução de impostos não pagos, em troca da manutenção dos empregos.


Depois de décadas usufruindo, inicialmente, de uma reserva de mercado para multinacionais proporcionada por Juscelino Kubbstchek , e depois de bilhões de dólares em renuncias fiscais , a Ford dá uma solene banana para a economia brasileira e fecha suas três fábricas no Brasil. A última delas na Bahia, onde, além do terreno , recebeu toda espécie de favores fiscais e de mercado.


O fechamento da Ford simboliza bem o ocaso da indústria 2.0 no Brasil e talvez o início de uma recessão estrutural sem precedentes.


Henri Lefevre escreveu na década de 60 em seu livro O Direito à Cidade, que o automóvel era o "objeto rei do capitalismo", tamanha a centralidade e da grande cadeia produtiva que se desenvolvia em torno da fabricação de automóveis. Mais do que isso, tal como aconteceu no Brasil, cidades foram redesenhadas a partir do interesse da indústria automobilística.


O golpe militar de 64 fez o favor de desmantelar a nossa navegação de cabotagem e nosso sistema ferroviário, para favorecer o modelo rodoviário, muito mais caro e demandante de obras publicas para funcionar plenamente.


E agora a Ford puxa debandada da indústria automobilística . Certamente conta com a subserviência do “Chicago boy” `Paulo Guedes para favorecer a importação de seus automóveis fabricados na Argentina.


Houvesse o mínimo de dignidade nesse governo de Bolsonaro e exigiria da Ford devolução dos bilhões de reais/dólares de impostos não pagos e repassados à empresa como renúncia fiscal nos sucessivos governos de FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. Isso é dinheiro do contribuinte, do trabalhador brasileiro, que a Ford embolsou para supostamente manter os empregos.


* Domingos Leonelli é publicitário, ex-secretário de Turismo da Bahia, ex-deputado federal, integrante do Diretório Nacional do PSB e diretor do Instituto Pensar. Foto institucional do lançamento do Ford Ka na linha de Camaçari.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo