Receba nossas atualizações

  • Cidade da Bahia
  • Ícone do Facebook Branco

© 2019 por Escriba Comunicação & Consultoria. Criado com Wix.com

  • Cidade da Bahia

Ações buscam proteger moradores de rua da Covid-19



A Prefeitura de Salvador anunciou que vai intensificar as ações de sensibilização, apoio e assistência aos cidadãos em situação de rua em Salvador, em conjunto com o Movimento População de Rua da Bahia, durante o período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As medidas foram acordadas em reunião realizada nesta terça-feira, 24 de março, no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto; do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; da titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos; e de representantes do movimento.


Uma dessas ações foi iniciada pela manhã: a distribuição inicial de 300 quentinhas diárias na sede do Movimento, no Pelourinho, que vai funcionar como uma espécie de central para a entrega dos alimentos para a população em situação de rua. Os alimentos serão distribuídos duas vezes ao dia: 150 no horário do almoço e a outra metade no jantar. No entanto, a intenção da Prefeitura é contratar mais fornecedores para que a quantidade seja ampliada para três mil quentinhas, que serão oferecidas diariamente.


A outra foi a disponibilização para população em situação de rua de 600 máscaras e mil luvas para proteção pessoal. O montante foi entregue aos representantes do Movimento ontem (23), na sede da Sempre, no Comércio. Além disso, atendendo aos pedidos da instituição, a gestão municipal deverá ampliar disponibilizar mais um contêiner para higienização pessoal, disponibilizar pessoal para apoio na distribuição dos alimentos e oferecer melhor estrutura para atendimento aos moradores em situação de rua.


Outras ações para a população de rua já haviam sido anunciadas pela Prefeitura e destacadas na reunião. Dentre elas, a oferta de 245 vagas para abrigamento e a busca de estruturas, como hoteis e motéis fechados, para criação de mais vagas. Os locais possuem alimentação, acompanhamento médico, higiene, conforto e segurança, no intuito de que os cidadãos possam sair da condição de rua. A pedido do Movimento, também são oferecidas 20 vagas para crianças, através da Fundação Cidade-Mãe (FCM).


Serão oferecidos três contêineres para higienização, nos moldes dos que funcionaram no Carnaval, com a disponibilização de materiais de higiene pessoal. Também estão sendo contratadas em caráter emergencial, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), unidades de consultório de rua para garantir atendimento médico a esta população.


Uma das novidades é a contratação de um caminhão com lavanderia móvel, pela Prefeitura, para oferecer lavagem de roupas aos moradores em situação de rua. Os Centros de Referência e Assistência à População de Rua (Centros Pop) estão sendo reconfigurados nesse período de combate ao coronavírus, com a criação de salas de espera onde é possível fazer higienização com banho, utilização de álcool gel e lanche.


A Prefeitura inaugura, nesta quarta-feira (25), o Centro Pop da Rua Djalma Dutra (em frente ao posto de combustível, logo após a subida para o Matatu de Brotas). A solenidade acontece às 9h30 e contará com a presença do prefeito ACM Neto e da titular da secretaria municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ana Paula Matos. Na ocasião, o prefeito anunciará novas medidas, sobretudo voltadas para a população de rua, no combate à pandemia.